A Blue Coat Systems, Inc. acaba de identificar um novo ataque a dispositivos Android. Os experts do Lab de Segurança da empresa descobriram que cibercriminosos desenvolveram um malware que se instala automaticamente, sem exigir nenhuma autorização prévia do usuário, mas somente em aparelhos que rodam versões mais antigas do sistema operacional Android. O malware usa o nome "Cyber Police" e acusa a vítima de ter cometido crimes. Para desbloquear, cobra uma "multa".

Uma vez instalado, o malware bloqueia o uso do celular. A situação só é resolvida se a vítima comprar dois vales-presente do iTunes, no valor de US$ 100 – o que equivale a cerca de R$ 355. Além de fazer o pagamento do resgate, a vítima precisa informar os códigos do iTunes adquirido ao criminoso.

A Blue Coat alerta que o alvo dos hackers são todos os usuários de smartphones rodando as versões do Android 4.0.3 a 4.4.4. Trata-se de um grande universo de pessoas: segundo o Google, 56,9% de todos os aparelhos com Android utilizam essas versões. Este malware se utiliza de brechas de segurança para ser instalado nos celulares.

Para se proteger deste novo ataque é necessário atualizar o sistema operacional do dispositivo móvel para versões superiores à 4.4.4.