QuintoAndar

André Penha, CTO e cofundador do QuintoAndar (Foto: divulgação/QuintoAndar)

Recentemente, o QuintoAndar (Android, iOS) realizou a compra da Noknox (AndroidiOS), uma entre várias que a companhia tem feito para expandir suas operações. A partir desta compra, o CTO e cofundador da empresa, André Penha, afirmou que a companhia quer entrar no dia a dia do síndico com um serviço de SaaS completo aos gestores de prédios e condomínios para aumentar sua recorrência.

De acordo com o executivo, a manutenção da recorrência no app é algo feito, atualmente, com seus outros dois públicos, o inquilino e o proprietário do imóvel. Em conversa com Mobile Time, o CTO explica que o aplicativo possui “engajamento altíssimo” entre os seus usuários: 25% deles usam todos os dias e 60% semanalmente.

“Temos muita expertise em aplicar tecnologia para facilitar a jornada das pessoas e identificamos a mesma habilidade em Noknox, cuja qualidade da plataforma não se compara à nenhuma outra do mercado, pois prioriza a experiência do usuário”, diz Penha. “Se somarmos os serviços de SindicoNet e Noknox, temos o pacote completo para otimizar a experiência do síndico na condução do seu trabalho e, consequentemente, o dia a dia dos moradores. Pensando nisso, nosso primeiro passo foi a parceria entre as empresas”, explica.

Vou chamar o síndico

O executivo da proptech conta que a partir da parceria da Noknox com o SíndicoNet, mais de 44 mil síndicos inscritos na base da plataforma serão impactados com os serviços de gestão de seus condomínios gratuitamente por 18 meses. Além disso, todos os clientes da Noknox, em mais de 700 condomínios no Brasil, receberão o comunicado para usufruir o plano de serviços Plus gratuitamente por 18 meses.

Por meio desse plano, os síndicos podem utilizar recursos como: cadastro e liberação de visitantes; controle de entrega de encomendas; registro de ocorrências; comunicados do condomínio e notificações por push e e-mail; funcionalidades de andamento em ocorrências; personalização no envio de comunicados; chat portaria e administração; pré-autorização de visitantes; reserva de espaços; enquetes; integração para envio de boletos; relatórios; e atendimento especializado.

Penha lembra ainda que a integração entre as empresas permitirá que a Noknox tenha acesso a mais “investimentos em produto e tecnologia”. Mesmo com este oceano azul, o cofundador e líder de tecnologia do QuintoAndar decidiu manter a operação independente por foco: “A Noknox é um bom aplicativo e tem empreendedores bons. Então vamos deixá-los trabalhar e vamos dar a eles todo o suporte e a infraestrutura que o QuintoAndar tem, além de investir no crescimento”, completa.

Aquisições

Noknox

Tela do aplicativo Noknox (Foto: divulgação/Noknox)

O executivo explicou ainda que a aquisição da Noknox foi realizada apenas em 2022 para limitar o número de iniciativas em paralelo. Vale lembrar, em 2021, o QuintoAndar comprou as empresas Casa Mineira, Atta, LegAut, Velo e Navent, entrou em países que não estava presente na América Latina e abriu um escritório em Portugal focado no desenvolvimento de tecnologias e retenção de tecnologias.

“Aprendemos e crescemos muito a partir da aquisição da Casa Mineira, e, juntos, chegamos a um modelo de negócio que une perfeitamente a tecnologia e humanização – fatores essenciais quando estamos falando de uma decisão tão importante como a aquisição de um imóvel”, completa.

Sobre aquisições de novas empresas, Penha reconhece que a ideia está no radar.

“Nós damos passos rápidos, mas um de cada vez. Os passos de 2021 foram para crescer em compra e venda de imóveis e iniciar nossa expansão internacional. Os passos de 2022 são continuar a expansão internacional, fortalecer o QuintoAndar para imobiliárias, que é uma proposta de valor para que parceiros se beneficiem da liquidez e da tecnologia do QuintoAndar, e iniciar no mercado de condomínios”, afirmou.

Expansão

QuintoAndar

Gabriel Braga e André Penha, co-fundadores do QuintoAndar (Foto: divulgação/QuintoAndar)

“2021 foi o ano da compra e venda no mercado imobiliário como um todo, mas principalmente para o QuintoAndar. Começamos neste segmento em 2020 e hoje já somos líderes na categoria de imóveis secundários. Foram mais de 1 mil imóveis vendidos todos os meses pelo QuintoAndar – uma média de um imóvel por hora em 2021. Em aluguel, também nos mantivemos fortes, com várias cidades recuperando gradativamente a busca por casas e com os preços como nos patamares pré-pandêmicos – foram mais de dez mil novos contratos fechados mensalmente conosco”, explicou.

Em 2021, a plataforma chegou a 15 novas cidades, totalizando a presença em mais de 50 municípios no Brasil e fizeram a quinta rodada de investimento, a série E, quando atingiram a avaliação de US$ 5,1 bilhões.

Atualmente, o QuintoAndar tem mais de 70 mil anúncios ativos na plataforma e mais de mil imóveis vendidos mensalmente – uma média de uma transação por hora.

Economia

O CTO da plataforma reconhece que os cenários econômico e político têm impacto substancial nas operações de todos os setores e que “isso inclui o mercado imobiliário”.  Como exemplo, cita o aumento do IPCA, para contratos de aluguel, e o aumento da taxa Selic, que afeta financiamentos para compra de imóveis.

Mas, Penha acredita que independentemente da macroeconomia, o que não muda é que todos “os brasileiros vão continuar querendo viver melhor”, dentro do seu campo de possibilidades sociais e econômicas: “Seja alugando, comprando ou vendendo, as pessoas querem encontrar uma casa ideal”, explica.

Vale lembrar que recentemente, o QuintoAndar fez uma rodada de demissões da ordem de 4% do seu quadro de funcionários. Na ocasião, a companhia explicou que o corte estava relacionado a um reajuste interno.