|Mobile Time Latinoamérica| O custo por gigabyte (GB) consolidou-se como o principal indicador para medir a competitividade entre operadoras móveis no México, substituindo métricas tradicionais como minutos de voz e mensagens SMS, detalhou a The Competitive Intelligence Unit (The CIU) em uma análise.
Atualmente, 83% das linhas móveis no país pertencem ao segmento pré-pago, em que os usuários recarregam saldo conforme suas necessidades. Esse fenômeno criou um ambiente em que os consumidores priorizam a quantidade de dados móveis que podem adquirir com seu dinheiro.
Nesse novo contexto, as operadoras móveis virtuais (MVNOs) surgiram como protagonistas ao oferecer preços mais baixos por gigabyte de dados
Segundo a análise, o preço médio do GB oferecido pelas MVNOs é de apenas 8,57 pesos mexicanos. Em comparação, a Telcel — operadora com maior participação de mercado — oferece o GB por cerca de 60 pesos, enquanto AT&T e Movistar comercializam a cerca de 50 pesos. A diferença é considerável e explica em grande parte a crescente popularidade das MVNOs entre os usuários mais atentos ao seu consumo de dados.
Mais do que preço, os usuários também estão obtendo mais valor em termos de volume de dados. Enquanto um cliente da Telcel acessa, em média, 2,1 GB mensais, os da AT&T alcançam apenas 1,2 GB e os da Movistar, 0,6 GB. Em contraste, quem opta por uma MVNO usufrui de aproximadamente 6,8 GB por mês — tudo isso por um gasto médio inferior a 60 pesos.
Oferecer preços acessíveis não garante o sucesso das MVNOs
Apesar de oferecerem pacotes mais baratos, o relatório da The CIU destaca que competir apenas em preço não garante sucesso a longo prazo. A satisfação do cliente, a qualidade do serviço e a capacidade de gerar fidelização serão fatores determinantes para que as operadoras móveis se mantenham competitivas.
A evolução da concorrência no México dependerá não apenas da oferta de mais dados por um custo menor, mas também da entrega de experiências superiores ao usuário, da resolução eficiente de problemas de serviço e da garantia de uma conectividade estável e rápida.
Análise
O fato de o México contar com uma rede móvel neutra atacadista em 4G, a Altán Redes, controlada pelo governo, é o que explica as MVNOs conseguirem praticar preços por GB mais baixos que as MNOs.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA