O Spotify (AndroidiOS) terminou o primeiro trimestre de 2025 com lucro líquido de 225 milhões de euros, um aumento de 14% contra 197 milhões de euros de um ano antes. De acordo com o balanço financeiro divulgado nesta terça-feira, 29, o resultado foi puxado pelo aumento de assinantes, da receita média por usuário (ARPU) e do negócio de publicidade.

Vale lembrar que a plataforma de streaming fez rodadas de demissões entre 2023 e 2024 de aproximadamente 17% do seu quadro de funcionários, o equivalente a 1,5 mil empregados. Importante dizer, os encargos com as demissões trouxeram um impacto de 75 milhões de euros aos cofres da empresa no primeiro trimestre de 2025, um resultado superior para a expectativa original que era de 58 milhões de euros.

Receitas do Spotify

A receita total do Spotify cresceu 15%, de 3,6 bilhões para 4,4 bilhões de euros. Dentro desses ganhos:

  • A receita com assinantes (premium) registrou um incremento de 16% com 3,7 bilhões de euros contra 3,2 bilhões de euros do primeiro trimestre de 2024;
  • O faturamento com a publicidade paga enviada aos assinantes gratuitos (ad-supported) subiu 8%, de 390 milhões de euros para 419 milhões de euros.

A receita com ad-supported foi impulsionada pelo crescimento de impressões vendidas (número de vezes que um anúncio é exibido ao usuário), além de melhoria no inventário em podcast e portfólio licenciado, queda nos preços que atraiu mais campanhas. A companhia destaca ainda que o canal de vendas automatizado de publicidade foi o maior contribuinte para o incremento das receitas nesta unidade de negócios.

Por sua vez, o ARPU colaborou com o resultado do Spotify Premium, ao passar de 4,55 para 3,74 euros na comparação ano a ano, um aumento de 4%.

Resultados operacionais

Ao final do primeiro trimestre de 2025, o Spotify tinha 675 milhões de usuários mensais ativos (MAUs), um incremento de 10% contra 610 milhões de MAUs um ano antes. Em assinantes do Spotify Premium, a empresa registrou um aumento 12%, de 263 milhões para 268 milhões de usuários.

O CEO do Spotify, Daniel Ek, disse em vídeo publicado no Linkedin que o crescimento de assinantes superou as expectativas, em especial nos mercados emergentes como América Latina e Ásia-Pacífico.

“Acredito que isso (mais assinantes) é realmente uma comprovação do valor que trazemos aqui para o Spotify. Isso significa mais engajamentos com nossos produtos”, completou, antes de falar suas expectativas para os próximos passos da plataforma.

“O meu foco em 2025 será acelerar a execução de simplificar o desenvolvimento de produtos para todos os usuários e criadores de conteúdo ao redor do planeta. Estamos tentando fazer o Spotify ser mais ágil em todo o ecossistema, como TVs, carros, alto-falantes domésticos”, concluiu.

Imagem principal: Daniel Ek, CEO e fundador do Spotify (crédito: Spotify)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!