Pedro Guimarães, presidente da Caixa, durante a coletiva de imprensa online nesta sexta-feira, 29

As máquinas de POS das redes da Cielo e da Getnet são as primeiras adaptadas para receberem pagamentos por QR code com o aplicativo do Caixa TEM, usado pela Caixa para distribuição do auxílio emergencial a dezenas de milhões de trabalhadores informais. Desta forma, a partir de agora, os usuários do Caixa TEM podem realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais que possuam maquininhas das referidas redes. Basta solicitar ao funcionário da loja a geração do QR code na tela da máquina e escolher a opção “pagar na maquininha” dentro do app do Caixa TEM: assim a câmera do smartphone é aberta para escanear o QR code.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, relata que se reuniu com representantes de sete redes de adquirência para tratar do assunto. Ele espera que mais cedo ou mais tarde as demais também atualizem suas máquinas para receberem esse tipo de pagamento.

Saques X transações eletrônicas

A partir deste sábado, 30, os beneficiários do auxílio emergencial cadastrados através do app ou do site vão poder sacar em espécie a segunda parcela do benefício em agências da Caixa. Para evitar aglomerações, o banco dividiu as pessoas de acordo com o mês de aniversário, ao longo de 12 dias.

Guimarães, contudo, reforçou que os beneficiários estão aprendendo que é possível usar o dinheiro pelo app, pagando contas e boletos ou fazendo transferências, sem necessidade de sacar em espécie. Ele citou dados da última quinta-feira, 28 de maio, quando os beneficiários com conta poupança social digital da Caixa realizaram 117,5 mil saques e 1,4 milhão de operações eletrônicas, entre pagamentos de boletos ou com o cartão virtual de débito gerado pelo Caixa TEM. Ou seja, houve oito vezes mais transações eletrônicas do que saques. Em termos de valores, foram sacados na referida data R$ 114,5 milhões e transacionados eletronicamente R$ 414,5 milhões, ou seja, quatro vezes mais.

O app de cadastro no auxílio emergencial acumula até agora 90,9 milhões de downloads e o Caixa TEM, 107,7 milhões.