O Facebook apresentou nesta sexta-feira, 29, o aplicativo de comentários em segunda tela Venue (Android, iOS). Criado pelo time de Experimentação de Novos Produtos (NPE) da companhia, o app permite que fãs e especialistas comentem juntos sobre transmissões reproduzidos em tempo real, como eventos esportivos, séries e filmes.

No Venue, os comentaristas criaram uma sala de bate-papo para ler os comentários dos internautas e conversar com eles. O formato é bem similar com a timeline do Twitter ou do próprio Facebook, contudo, o diferencial do Venue é que o usuário não precisa ficar acompanhando sempre a timeline. Ele receberá uma notificação quando tiver uma novidade para acompanhar.

Inicialmente, o app funcionará apenas nos Estados Unidos. Seu intuito é trazer mais interação e engajamento entre os usuários, uma vez que os eventos ao vivo não poderão ter público local – por conta das aglomerações – até a total normalização do cenário com o novo coronavírus. Mas nota-se que a iniciativa é uma tentativa da empresa de Mark Zuckerberg disputar com o Twitter pelo mercado de segunda tela.

Para se ter uma ideia, os aplicativos second screen alcançaram 71% do usuários norte-americanos com smartphones em janeiro deste ano, segundo análise do YouGov.

A primeira iniciativa que terá segunda tela com o Venue é a próxima corrida na Nascar em Bristol, Tennesse, que acontece no domingo, 31. O autódromo estará fechado para os espectadores para evitar a proliferação da Covid-19, ou seja, apenas pilotos, profissionais de mídia, organizadores e equipes poderão circular no local.