| Publicada no Teletime | A Ericsson e a provedora de nuvem Google Cloud anunciaram uma parceria para o desenvolvimento conjunto de aplicações 5G e de edge computing para operadoras de telecomunicações.

O movimento visa a habilitação de serviços de “telco edge” pelas teles e de casos de uso on-premise para clientes empresariais. “As ofertas conjuntas ajudarão as empresas nos setores automotivo, de transportes, manufatura e outros a melhorar a eficiência e reduzir a latência, trazendo a conectividade para perto de suas localizações físicas”, afirmou a Ericsson, em comunicado.

Controladora da TIM, a Telecom Italia é a primeira operadora anunciada a utilizar a solução de “5G em nuvem” da dupla: aplicações empresariais já estão sendo testadas em cima da rede comercial da tele no país europeu. O projeto também deve automatizar funções do core de rede 5G da companhia italiana.

Parte dos trabalhos de colaboração entre Ericsson e Google Cloud estão sendo realizados no laboratório D-15 Labs da companhia sueca no Vale do Silício (EUA).

Vale notar que a Ericsson já colaborava com a provedora de nuvem norte-americana para facilitar migrações à ambientes de nuvem a partir de contêineres. Acordos entre a cadeia de fornecimento tradicional das teles e empresas de cloud têm se tornado cada vez mais comuns.