WhatsApp

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), anunciou o lançamento de serviço inédito de envio de alertas de desastres por meio do WhatsApp (Android, iOS) em todo o País. A novidade é fruto de parceria entre o app de mensageria e o grupo Robbu, desenvolvedor do bot.

O ministro do MDR, Daniel Ferreira, assinou o Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto. A meta é que a população comece a usar a solução em até 60 dias.

Vale lembrar que, atualmente, a população brasileira recebe alertas de desastres por SMS, Telegram, TV por assinatura e pelo Google. Trata-se de uma iniciativa inédita para o WhatsApp.

Além de alertas de desastres, o bot enviará orientações sobre medidas de autoproteção.

Apesar de ainda não funcionar, os usuários interessados em receber alertas pelo WhatsApp no futuro já podem acessar o canal oficial da Defesa Civil Nacional no app de mensageria e se cadastrar. Para isso, é preciso colocar o número +55 (61) 2034-4611 nos contatos e enviar “oi” para o bot. No momento em que o serviço de alertas, integrado à Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), estiver funcionando, o usuário será informado pelo chatbot.