A Adobe adicionou recursos com inteligência artificial generativa no seu aplicativo de edição de imagens, o Adobe Photoshop (Android, iOS), inclusive em português. O principal destaque é o content credentials (conteúdo de credenciais na tradução livre em português).
Essas credenciais funcionam como um rótulo digital para mostrar como a imagem foi editada, de modo que traz rastreabilidade e confiança ao setor e usuários.
O app também traz outras funcionalidades novas do app, são elas:
- Harmonize para ajustar cor, iluminação, sombras e tom;
- Generative Upscale que aumenta a resolução das imagens criadas em até 8 megapixels;
- Projects que gerencia e organiza arquivos de um trabalho em um mesmo espaço;
- Gen AI Model Picker que permite escolher qual versão da IA da Adobe, Firefly 1 ou 3, será usada para remover, pintar ou expandir objetos.
Essas funções começam a ser liberadas em modo beta. O app também passa a ter melhoria e mais precisão na ferramenta que tira objetos ou elementos de uma foto, a Remove Tool. Os updates começam a ficar disponíveis para os apps móveis (Android, ainda é beta), desktop e versão web.
Adobe Firefly
Importante dizer que o Photoshop é acelerado pela tecnologia do Adobe Firefly que tem um app próprio (Android, iOS) para criação e edição de imagem e vídeos com IA generativa. Essa tecnologia já acumula mais de 24 bilhões de criações desde seu lançamento em março de 2023.
Imagem principal: foto editada com uso de IA generativa no Adobe Photoshop (divulgação)