Estamos cada vez mais na era das imagens corporativas. Elas estão na tela do smartphone, do PC, da TV, do relógio, em totens nas ruas e até em telas de balcões de padaria. Apenas no Instagram, 60% das pessoas descobrem novos produtos através das publicações no Stories, sendo que um terço dessas mensagens efêmeras são de empresas.

Com tanta ligação entre empresas e as redes imagéticas, as companhias precisam ter soluções de fácil utilização e acesso. Uma dessas alternativas é o Photoshop Camera (Android, iOS). Lançado recentemente pela Adobe, o app é gratuito e foi projetado para os usuários de redes sociais, como filtros simples e alguns recursos básicos do seu principal software de edição de imagem.

Aliás, o básico é o que chama a atenção no app.

Além de ser intuitivo – com interface similar às redes sociais -, o Photoshop Camera traz de maneira simples funções como edição por filtros e lentes, enquadramento de cena, cenário de fundo para transformar a foto em vídeo no Stories, tom de cor automático, controle de retrato com luz, desfoque e fácil compartilhamento para as mídias externas, como Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, o app possui uma área que permite baixar mais filtros e lentes, inclusive com base em influenciadores digitais. O que pode dar liga para certas marcas.

As imagens que são editadas podem ser geradas pelo próprio, baixadas para o álbum de fotos do Google Photos, para a nuvem do Adobe Cloud ou para galeria do celular.

Mas, novamente, o app é básico. Nota-se que ele é uma porta de entrada para pessoas que não estão acostumadas com softwares de edição de fotos. Para aqueles que estão habituados nessas ferramentas, há outros apps da própria Adobe, como Photoshop Express, Spark e Photoshop Lightroom – porém, pagos.