A Algar está avaliando a possibilidade de contratar uma plataforma para orquestrar as APIs do Open Gateway. Vários nomes estão sendo cogitados dentre aqueles que já trabalham com esse padrão.

Outra possibilidade em avaliação pela operadora seria desenvolver por conta própria uma plataforma para a gestão das APIs, a partir da evolução de um sistema que já possui.

Mobile Time apurou que a operadora quer lançar comercialmente APIs do Open Gateway até o ano que vem. A Algar pretende trabalhar com as mesmas APIs de antifraude que estão disponíveis em outras teles nacionais, como a de SIM Swap e a de verificação de número telefônico.

No Brasil, Claro, Vivo e TIM lançaram juntas o mesmo conjunto de APIs do Open Gateway no fim de 2023. Atualmente, há quatro APIs em comum nos portfólios das três operadoras no Brasil: SIM Swap, verificação de número, localização de dispositivo e KYC. A mais popular é a de Sim Swap, utilizada por vários bancos no combate a fraudes.

A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!