A Amazon apresentou o seu novo serviço Amazon Flex, uma espécie de ‘Uber de entregas’, que permite a uma pessoa fazer entregas de pacotes da empresa de comércio eletrônico e receber entre US$ 18 e US$ 25 a cada hora trabalhada.

O modelo de negócios do Amazon Flex é similar ao Uber, com o conceito de “seja seu próprio chefe” (Be Your Own Boss) para a pessoa ganhar uma renda extra como entregador. Ao aderir ao programa, a pessoa pode optar por entregar os pacotes em horários flexíveis de 2 a 12 horas por dia, quantas vezes desejar em uma semana na região que desejar – perto ou distante de sua casa.

Para entrar no programa, o usuário deve se cadastrar no site do Amazon Flex e passar por uma checagem de antecedentes criminais. Após aprovação, deverá instalará um aplicativo de entregadores em seu smartphone Android para receber os endereços de entrega.

Os pacotes são apenas do programa de usuários premium da companhia, o Amazon Prime. Eles podem ser recolhidos em centros de distribuição da Amazon próximos ao entregador. Apenas motoristas maiores de idade – acima de 21 anos nos EUA – podem fazer as entregas, mas o gigante do e-commerce não descarta deliveries com bicicletas ou por pedestres no futuro.

Inicialmente, o serviço foi lançado em Seattle, Washington, sede da companhia norte-americana. Em breve outras nove cidades dos Estados Unidos terão o Flex: Nova Iorque, Baltimore, Miami, Dallas, Austin, Chicago, Indianapolis, Atlanta e Portland.