A transparência é vital para qualquer órgão de gestão pública. É necessário explicar claramente os gastos não apenas aos órgãos reguladores (vide tribunais de contas estaduais), mas também à população. Com o intuito de informar o público, o governo de Santa Catarina lançou nesta terça-feira, 29, o aplicativo Painel SC (Android, iOS), para acompanhamento de obras e aquisições realizadas pela administração estadual.

O app foi criado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), Secretária de Planejamento e Gestão de SC e pela desenvolvedora Genexus. Com o Painel SC, os governantes podem acessar em tempo real dados sobre ações em 15 áreas do governo, como agricultura e dívida pública, por exemplo; além de fazer busca por localidade e posição geográfica.

Nas informações podem ser encontrados gastos dos contratos, mapas, fotografias do andamento das obras, e acompanhamento do repasse do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). Além de ajudar a população a seguir a trilha dos gastos públicos, o app ajuda o governo no controle dos gastos. Antes do app, as informações eram burocratizadas e podiam ser acessadas apenas em uma plataforma web de difícil acesso – com excesso de cadastros.

Painel SC para Android

Painel SC para iOS