A América Móvil e a Liberty Latin América anunciaram um acordo para fundir suas operações no Chile. No anúncio feito nesta quarta-feira, 29, as companhias afirmaram que farão uma joint-venture entre VTR e Claro Chile com participação de 50% para cada.

A JV receberá uma dívida liquida de 1,1 trilhão de pesos chilenos (US$ 1,5 bilhão, na corretagem atual) da Liberty e 259 bilhões de pesos da América Móvil. Em contrapartida, a Liberty concordou em pagar 73 bilhões de pesos à AMX. A sinergia da operação deve gerar US$ 180 milhões em benefícios operacionais e criação de valor associada, sendo que 80% desse valor será obtido em três anos.

Atualmente, Claro Chile tem 6,5 milhões de usuários móveis e a VTR tem 3 milhões de assinantes em serviço de Internet fixa e TV por assinatura. Até o final de 2025, a estimativa das empresas é ter 6 milhões de casas com Internet fixa, a maioria com fibra ótica.

Regras

A transação é esperada para ser finalizada no final de 2022. Não depende de aprovação dos acionistas das duas empresas, mas há um adendo nas restrições regulamentares: a Claro possui uma empresa de Internet fixa doméstica que a VTR não pode comprar por ter investido em outra empresa do setor em 2005, a Metropolis. Se o regulador chileno mantiver as restrições à VTR, as duas partes concordaram em tomar as ações necessárias para se enquadrar nas regras das autoridades.