Exemplo de NFT que é gerado pelo app. Créditos: divulgação

Unindo esporte e tecnologia, um novo app transforma pedaladas em NFTs (non-fungible tokens). O CryptoBike (Android, iOS), desenvolvido pela Compass UOL, está disponível no Brasil, Estados Unidos e Europa. Sua intenção é incentivar o uso de bicicletas e propor uma alternativa sustentável à geração dos tokens digitais.

Os NFTs são criados conforme o usuário completa metas de quilometragem andando de bicicleta. Eles são vinculados a uma imagem personalizada com o tempo e a distância total percorrida até então, além das velocidades máxima e média do percurso. Para captar os dados, é preciso realizar integração com o app Strava (Android, iOS).

O CryptoBike utiliza APIs, microsserviços e conectores de rede blockchain. O percurso digital é chamado Tour de Terre, em alusão à competição Tour de France, que tem cerca de 3,2 mil quilômetros, realizada na França.

Além disso, o projeto propõe uma alternativa mais ecológica à geração de NFTs, de acordo com Alexis Rockenbach, CEO da Compass UOL, empresa global de transformação digital. Essas transações em blockchain possuem impacto no planeta, pois demandam alto uso de energia, que pode não ter origem em fontes sustentáveis. Ao utilizar a bicicleta, em detrimento de outros modais, o impacto seria menor do que a energia consumida na criação dos tokens digitais.