Google Stadia

Imagem do Google Stadia em seu lançamento (Crédito: divulgação/Google)

O Google anunciou nesta quinta-feira, 29, o fim de seu projeto de cloud gaming, Stadia. Em nota publicada no site da empresa, Phil Harrison, vice-presidente do Google e gerente geral do Stadia, disse que o serviço não “ganhou a tração com usuários que esperavam” por isso “tomaram a difícil decisão de desligar” o serviço.

Por outro lado, Harrison explicou que a tecnologia por trás do Stadia se mostrou “escalável” e “transcende os jogos”. Logo, o espólio do serviço de gaming que foi lançado em 2019 poderá ser aplicado em outros produtos do Google, como YouTube, Google Play, realidade aumentada e oferecida a outros parceiros.

O executivo afirmou ainda que a companhia continuará atuando em games, seja investindo em novas ferramentas, tecnologias, plataformas para o ecossistema de desenvolvedores, parceiros da indústria e clientes do Google Cloud. Harrison reconhece ainda que muitos dos funcionários de seu time vão sair do Google, mas não revelou quantos.

Todo o investimento dos usuários em hardware, games e complementos dos jogos será reembolsado até o começo do ano que vem. Oficialmente, o Stadia será desligado em 18 de janeiro de 2023.

Análise – Tempestade Perfeita

Dentro do Stadia, um primeiro sinal amarelo foi ligado na indústria quando a companhia cancelou o desenvolvimento interno de jogos no começo do ano passado. Outro problema da plataforma é o fato de que o Google não faz parcerias com operadoras, em um serviço que a cada jogo baixado havia um consumo médio de 10 GB de franquia do seu usuário, o que inviabilizou a escalada e seu modelo de negócios.

Além disso, a controladora do Google, a Alphabet, teve um revés financeiro forte neste ano. A queda no lucro de US$ 18,5 para US$ 16 bilhões no segundo trimestre de 2022 ocorreu devido aos altos investimentos em cloud e perda de anunciantes (a sua principal fonte de receita).

Inicialmente, o Google apenas pausaria novas contratações. Mas Sundar Pichai, CEO de Google e Alphabet, confirmou recentemente que a companhia passará por cortes para melhorar sua eficiência.