Stadia

O Google confirmou nesta segunda-feira, 1º, o encerramento da divisão que desenvolve jogos exclusivos para o seu serviço de games na nuvem, o Stadia. Em nota divulgada no site da empresa, Phil Harrison, vice-presidente e gerente geral da plataforma de jogos, afirmou que a companhia focará no desenvolvimento da operação “como plataforma”.

“Criar os melhores jogos do setor do zero leva muitos anos, um investimento muito grande e os custos seguem subindo exponencialmente. Devido ao foco em construir a tecnologia do Stadia e em estreitar as nossas parcerias de negócios, decidimos que não vamos investir em criar conteúdo exclusivo com o nosso time de desenvolvimento interno, o SG&E, em nenhum jogo de curto prazo”, escreveu Harrison.

Harrison explicou que a plataforma de games do Google já se provou viável. Um exemplo citado foi o recente lançamento do game Cyberpunk em todos os tipos de dispositivos, inclusive no rival iOS, da Apple.

Com a mudança, a head da SG&E, Jade Raymond decidiu deixar a empresa. Raymond era até então o rosto do Stadia, devido a sua vasta experiência em empresas de games como Sony e Eletronic Arts, além de uma passagem de sucesso pela Ubisoft como produtora da franquia de jogos para PCs e console ‘Assassins Creed’.

O restante da equipe da SG&E será transferida para outras áreas do Google nos próximos meses.

Harrison afirmou ainda que o Stadia continuará recebendo jogos de desenvolvedores externos e mantém o processo de expansão da plataforma. Por sua vez, os games já produzidos pela SG&E seguem na plataforma.