Começou nesta sexta-feira, 29, a terceira fase do open banking. Nesta etapa, surge a figura do iniciador de transações de pagamento, responsável por viabilizar o pagamento direto na plataforma digital e fazer a ponte entre comércio e instituição financeira do cliente. Vale lembrar que, em agosto, a fase 3 foi adiada em dois meses.

No momento, o Pix é o único meio de pagamento disponível nesta fase do open banking.

Segue o cronograma dos outros meios:

15/02/22 – Pagamentos com TED e transferência entre contas na mesma instituição

30/06/22 – Pagamento de boletos

30/09/22 – Pagamentos com débito em conta

Na prática, o cliente seleciona a opção de pagamento de open banking e paga direto no site do e-commerce, via Pix, por enquanto. A plataforma automaticamente vai para uma página do banco selecionado pelo cliente, que deve conferir o produto, a quantidade, o valor final, digitar sua senha e confirmar o pagamento. Ou seja, sem a necessidade de digitar dados do cartão de crédito ou débito, ou escanear um QR code ou copiar um link, ir para o aplicativo de sua instituição de pagamento e aí, sim, efetuar o pagamento. Uma maneira mais rápida e com menos fricção de se fazer compras online.

A novidade começa aos poucos, em fases de testes, para ser validada. Neste primeiro momento, as instituições financeiras disponibilizam o serviço para 1% de sua base ativa de clientes até o dia 15 de novembro. A fase 3 chega para todos a partir de 17 de fevereiro de 2022.

Não à toa, neste primeiro momento, em uma pesquisa realizada por Mobile Time em oito importantes e-commerces – Amazon, Casas Bahia, Lojas Americanas, Lojas Renner, Magalu, Mercado Livre, Shopee e Submarino – nenhum deles passou a oferecer essa forma de pagamento no primeiro dia da fase 3 do open banking. A maior parte já oferece Pix, mas com o usuário como responsável por ler um QR code ou copiar um link para jogar essa informação no app da sua instituição bancária.

A convergência entre open banking e Pix permitirá que as pessoas façam transferências e pagamentos por meio de outras plataformas digitais que não são suas instituições bancárias ou financeiras. Será possível usar aplicativos de mensagens e agregadores de contas, por exemplo, contanto que se tornem um iniciador de pagamento ou tenha essa figura por trás. Vale lembrar que o WhatsApp se tornou um iniciador de pagamento e, atualmente, permite a transferência P2P de dinheiro, mesmo antes da fase 3 do open banking,

Crédito

A fase 3 também contempla a modalidade de encaminhamento de proposta de crédito. No entanto, a data prevista para sua implementação é a partir de 30 de março de 2022. A partir dessa data, as pessoas poderão solicitar empréstimos e financiamentos, por exemplo, a diferentes instituições ao mesmo tempo de modo a poder comparar taxas, prazos e outras condições.

Fase 4

A quarta etapa do open banking está mantida para começar a partir de 15 de dezembro deste ano. Nela, iniciará o compartilhamento de informações sobre produtos de investimento, previdência, seguros, câmbio, entre outros. Neste caso, os clientes poderão compartilhar seus dados sobre esses temas, com consentimento. A ideia é que nasçam novas ofertas para esses produtos e serviços, personalizados e integrados.