pagamentos instantâneos

O Banco Central autorizou o lançamento do WhatsApp Pay no Brasil, mas por enquanto somente para transferências entre usuários, não para compras. O órgão regulador aprovou os arranjos de pagamento da Mastercard e da Visa para essa finalidade e autorizou a empresa Facebook Pagamentos do Brasil Ltda a atuar como instituição de pagamentos na modalidade “Iniciador de Transações de Pagamentos”. 

Na prática, os consumidores poderão cadastrar seus cartões de débito e pré-pago no WhatsApp para realizarem transferências entre si. A Cielo continuará sendo a rede adquirência do serviço, mas não cobrará pelas transferências P2P.

O cadastro de cartões de crédito para a realização de compras através do WhatsApp ainda não foi autorizado. Neste caso, aí sim, a Cielo cobraria uma taxa. Quando o serviço foi anunciado originalmente, em junho do ano passado, a taxa informada era de 3,99%.

“As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC”, informa a entidade.

A notícia foi bem recebida pela Cielo. “Muito bem-vinda a autorização do Banco Central. Teremos na sociedade mais uma opção de transferências entre pessoas, muito importante nesta transformação digital e que promoverá a inclusão de uma grande quantidade de  brasileiros em meios de  pagamento. A Cielo tem o maior orgulho e respeito por fazer parte deste momento, tendo sido a selecionada pelo Facebook para ser a prestadora de serviços para o WhatsApp Pay. Aguardamos ainda a aprovação do P2M”, disse Paulo Caffarelli, presidente da Cielo.

Histórico

O Facebook anunciou a chegada do WhatsApp Pay ao Brasil em 15 de junho do ano passado. Apenas oito dias depois, em 23 de junho, o BC decidiu proibir o serviço, alegando que carecia de autorizações da sua parte. E, na mesma data, o Cade suspendeu o acordo entre Cielo e Facebook, com o argumento de que haveria risco de “danos irreparáveis” ao mercado, em razão da liderança da Cielo no setor de adquirência. Mais tarde, o Cade voltou atrás e liberou o acordo.

Enquanto o WhatsApp Pay aguardava autorização, o Brasil assistiu ao lançamento do Pix, sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo BC e de oferta obrigatória pelos grandes bancos que atuam no País. É provável que o WhatsApp Pay, agora liberado, venha a se integrar ao Pix também.