O Hospital Sírio-Libanês lançará até o final deste ano uma ambulância conectada com 5G em São Paulo para atendimento de urgências cardiovasculares. A ideia é que se faça o compartilhamento de procedimentos e resultados de exames realizados no veículo ainda em trânsito para os profissionais localizados no pronto atendimento, de modo que a equipe que atenderá o paciente já tenha insumos para discutir o caso antes mesmo de a pessoa chegar. A novidade é fruto de uma parceria com a TIM e a Deloitte. O projeto é conduzido pelo time de Alma Sírio-Libanês, braço de inovação da instituição.

Através da rede 5G da TIM, os dados do eletrocardiograma são enviados para o especialista localizado no pronto atendimento. A transmissão é feita em alta qualidade, em menos de dois minutos, com nome e data de nascimento do paciente.

Em testes, as empresas detectaram uma redução de 27 minutos no tempo de atendimento, entre o chamamento do time médico na unidade de revascularização e a realização de um eletrocardiograma.

O veículo conta ainda com assistência de Oxigenação por Membrana Extracorpórea (ECMO) e a possibilidade de se fazer chamada de vídeo com a equipe do pronto socorro.

Proteção de dados

De acordo com a TIM, a ambulância 5G está em conformidade com a LGPD e o envio dos dados são transmitidos com segurança, de modo a garantir a confidencialidade. Por isso, somente os profissionais autorizados têm acesso aos dados.

A ambulância 5G atuará, em um primeiro momento, na realização de exames cardiológicos e testará a Consulta Virtual HD voltado para suspeitas de AVC. Depois, conforme sejam introduzidos novos procedimentos, os veículos serão incrementados pelo o que as empresas chamam de “Vehicle Computing”, para aplicações com tecnologias baseadas em inteligência artificial.

A ideia é que, depois de São Paulo, Brasília seja a próxima cidade do País a adotar a ambulância 5G.