Os indicadores macroeconômicos dos países emergentes podem estar patinando, mas quando o assunto é conteúdo móvel o bloco BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) foi o que registrou maior crescimento em download e o segundo maior em receita no ano passado, de acordo com relatório da App Annie.

Os quatro países juntos registraram um crescimento de 2,7 vezes em receita e de 1,8 vez em download somando os dados da App Store e da Google Play. Em números absolutos, os mercados desenvolvidos continuam muito à frente, mas seu crescimento anual ficou um pouco abaixo dos BRIC: o trio EUA, Japão e Coreia do sul registrou aumento de 1,1 vez em downloads e de 2,5 vezes em receita.

Esse desempenho se refletiu no ranking anual da App Annie. Em downloads na App Store, a Rússia saltou da décima para a quinta posição mundial. Em receita, manteve-se em nono. A China, por sua vez, subiu da oitava para a quarta posição em receita na App Store no ano passado e manteve-se na segunda colocação em quantidade de downloads na loja da Apple.

O Brasil não figura no top 10 da App Store, mas, em compensação, merece destaque na Google Play: subiu da sétima para a quinta posição em quantidade de downloads em 2013. A Índia passou da quarta para a terceira colocação e a Rússia, da sexta para a quarta. Nenhum BRIC aparece no top 10 de receita da Google Play no ano passado.

A App Annie destaca ainda um outro grupo de países que registrou forte crescimento em download e em receita em 2013 e que promete ganhar espaço no ranking de 2014: México, Indonésia, Tailândia, Taiwan e Hong-Kong.

Tendências

O relatório da companhia lista uma série de tendências verificadas no ano passado nas lojas de aplicativos. Uma delas foi o fato de a Google Play ter superado a App Store em quantidade de downloads pela primeira vez, ficando cerca de 15% acima. Em receita, porém, a loja da Apple segue liderando: teve o dobro do faturamento da Google Play.

O Japão ultrapassou os EUA em receita com apps, somando as duas lojas, mas puxado principalmente pela Google Play. Coreia do Sul e Reino Unido aparecem na terceira e na quarta posições, respectivamente.

O modelo de negócios conhecido como "freemium", no qual o download é gratuito mas há vendas de itens extras dentro do aplicativo, se consolidou ainda mais em 2013. A participação de games freemium no total da receita gerada por jogos nas duas lojas alcançou 93% no ano passado. Em 2012 fora 86%. Quando analisados os demais apps que não são jogos, essa participação passou de 46% para 57%.

A receita com apps de música combinada nas duas lojas aumentou 77% em um ano. E a quantidade de downloads de apps sociais de vídeos e fotos, como Instagram, Vine e Snapchat, cresceu 55%.

Por fim, outro dado interessante levantado pela App Annie é um mapa do mundo marcando qual app de comunicação OTT lidera em cada país. WhatsApp e Skype dividem a liderança na Europa e na América Latina, enquanto Line se destaca na Ásia, com exceção da Coreia do Sul, dominada pelo KakaoTalk, e da China, onde predomina o WeChat. No Brasil, o número 1 é o WhatsApp, enquanto argentinos e chilenos preferem o Skype. Na América do Norte, mexicanos gostam mais do WhatsApp, enquanto o Skype lidera nos EUA e no Canadá.

O relatório completo pode ser baixado no site da App Annie.