O ecossistema de aplicativos móveis continua em franca expansão. As lojas de aplicativos App Store e Google Play somaram 26 bilhões de downloads no terceiro trimestre no mundo, volume que representa um novo recorde para o setor e um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período do ano passado, informa relatório da App Annie divulgado nesta semana. O número leva em conta somente downloads novos. Ou seja, não são contabilizadas reinstalações e nem atualizações.

O crescimento em downloads foi puxado principalmente por mercados emergentes na Ásia, com destaque para Índia, Indonésia e Vietnã. A Índia é hoje o mercado com maior quantidade de downloads na Google Play, com um crescimento de 100% em um ano. O sucesso indiano coincide com a entrada em operação da Jio, tele que tem uma rede 4G “pura" e que revolucionou o mercado local com a oferta de voz gratuita com tecnologia VoLTE, dados ilimitados a preços baixos e smartphones baratos – vale a leitura de matéria recente de Mobile Time sobre o tema.

A Google Play continua superando a App Store em quantidade de downloads: foram 18 bilhões contra 8 bilhões no mundo, respectivamente, no terceiro trimestre. A diferença é de 125% a favor da Google Play. No mesmo período de 2016, essa diferença era um pouco menor: 115%.

Receita

As duas lojas juntas registraram recorde também na receita mundial no terceiro trimestre: US$ 17 bilhões, crescimento de 28% em relação aos US$ 13,3 bilhões do mesmo período de 2016. Neste quesito o mercado chinês lidera o ranking. A App Annie destaca o aumento do faturamento de apps de entretenimento, especialmente aqueles de streaming de vídeo, e cita Netflix, HBO Go e Tencent Video. Cita também o sucesso do jogo de MMORPG Lineage M, na Coreia do Sul.

Em receita, a App Store tem um desempenho melhor que a Google Play. O faturamento da loja de apps em iOS é 95% maior que aquele da concorrente. A App Store registrou aproximadamente US$ 11 bilhões de receita no terceiro trimestre contra quase US$ 6 bilhões da Google Play. Essa diferença também está aumentando a favor da App Store: um ano atrás era de 90%.