A construtora MRV realizou na semana passada a primeira venda 100% digital de um apartamento, utilizando a sua recém-lançada plataforma virtual para essa finalidade. Desde a a escolha do imóvel, passando pela análise de crédito do comprador e uma visita ao apartamento com realidade virtual, até o envio da documentação e a assinatura do contrato: tudo pode ser feito remotamente, pelo computador, tablet ou smartphone do usuário.

A plataforma foi criada em PWA e utiliza o endereço na web da própria MRV. Por enquanto, sua utilização está restrita às vendas de apartamentos em um condomínio em Belo Horizonte chamado Residencial Orion. Os clientes atendidos pelo bot da MRV em seu site interessados em imóveis nesse edifício são direcionados para dentro da plataforma. Aos poucos, outros empreendimentos da MRV contarão com esse canal de vendas.

“A plataforma vai operar em três modos: um modo 100% self-service, para um público com maior destreza digital; um modo híbrido, em que o cliente começa a experiência no mundo físico e passa para o digital ou vice-versa; e o modo assistido, em que um especialista ajuda a fazer a compra remotamente. Por enquanto a plataforma está funcionando apenas nesse modo assistido”, explica Reinaldo Sima, diretor de TI da MRV, em entrevista para Mobile Time. O especialista que atende virtualmente recebe comissionamento pela venda realizada.

A experiência virtual é mais ágil e menos burocrática. “Se cliente estiver realmente interessado e tendo seu crédito aprovado, conseguimos fazer a venda em um dia, ou mesmo em horas”, afirma o executivo.

O desenvolvimento da plataforma durou cerca de um ano e envolveu mais de 100 profissionais de diferentes áreas da MRV, conforme adiantado por Mobile Time em novembro passado. A plataforma combina diversas tecnologias, incluindo chatbots, inteligência artificial, RPA, dentre outras. A plataforma vai integrar todos os produtos da MRV, inclusive sua oferta de aluguel de imóveis.