Do total de 42 milhões de consentimentos ativos do Open finance no Brasil hoje, o Nubank (AndroidiOS) concentra 13 milhões, ou aproximadamente 30%, informou a empresa em evento realizado nesta terça-feira, em sua sede, em São Paulo. Cabe esclarecer que cada usuário pode fornecer mais de um consentimento. Segundo a empresa, 11% dos seus correntistas aderiram ao sistema aberto de finanças.

Renovação de consentimento

Em novembro de 2023, o Banco Central publicou uma norma que simplificou o processo de renovação do consentimento, além de permitir prazos mais longos. O Nubank percebeu, por sua vez, um aumento na taxa de renovação após a mudança no processo. Isso deverá impactar positivamente os resultados obtidos com o open finance daqui em diante.

A líder de open finance do Nubank, Luciana Kairalla, afirma que essa é uma agenda prioritária para o banco. E destaca uma funcionalidade criada pelo banco digital para evitar que seu cliente perca dinheiro com cheque especial em outras instituições financeiras: trata-se de um serviço que alerta automaticamente o consumidor quando ele está nessa situação. “Eventualmente, o cliente que não entende esse retorno acaba não renovando o consentimento”, comenta