O Nubank (AndroidiOS) vai lançar duas novas funcionalidades de open finance para os seus clientes em 2024: as ‘transferências inteligentes’ e a iniciação de pagamentos ‘app to app’ com autenticação única a partir da segunda transação. As novidades foram divulgadas em evento da empresa em São Paulo, nesta terça-feira, 30.

Com previsão para ser lançado no mês de abril, a empresa vai disponibilizar a função das transferências inteligentes, que será a possibilidade de o cliente configurar transferências entre contas dele mesmo de forma recorrente ou programada. Por exemplo, o cliente pode programar um investimento, ou evitar entrada no cheque especial ou gerenciar o seu salário. Uma vez configurada a transferência inteligente, ela passa a acontecer de forma recorrente entre as contas do cliente de uma instituição para a outra.

Em relação à iniciação de pagamentos, Luciana Kairalla, líder de open finance do Nubank, conta que esta ferramenta está ainda no início do processo e não tem previsão para lançamento. O objetivo do banco é apresentar em breve um recurso ‘app to app’, em que o cliente não precise mais sair do ambiente bancário para fazer o redirecionamento. Ou seja, quando o cliente vai fazer o pagamento, por exemplo, e precisa enviar o dinheiro de uma instituição para outra, não haveria uma dupla autenticação. Atualmente, em toda transação que o usuário realiza, é necessário colocar a senha em qualquer instituição a todo momento que ela é acessada. A especialista de assuntos regulatórios relacionados ao open finance da plataforma, Leticia Novaes, explica que isso cria uma certa fricção. A ideia é que somente a primeira transação que for realizada de uma instituição para a outra demandará dupla autenticação. Nas seguintes, isso não será mais necessário.