Uma das maiores dores de cabeça dos micro e pequenos empresários é lidar com a parte contábil e administrativa. Para reduzir a complexidade e diminuir o retrabalho, a Qyon, empresa que desenvolve softwares de gestão empresarial com inteligência artificial, decidiu lançar um banco digital, o Qyon Bank. Ele já nasce integrado com as ferramentas de gestão da Qyon, como ERP, software de emissão de notas fiscais eletrônicas, controle de ponto eletrônico, dentre outras. As empresas que utilizam alguma dessas ferramentas conseguem abrir uma conta no Qyon Bank em poucos segundos. E podem acessar o banco por dentro desses outros softwares, de maneira transparente, totalmente integrada.

“O Qyon Bank é como um concentrador das operações, facilitando a integração dos dados. Há muito retrabalho no uso de sistemas e na utilização de bancos. Inventamos uma forma em que o próprio empresário utiliza o banco sem entrar nele, por dentro do ERP. A gente autentica a pessoa para a operação bancária e sem que ela precise entrar necessariamente no app do banco. E não precisa fazer conciliação, porque é tudo automático”, descreve Marcos Paulo de Castro, diretor comercial da Qyon, em conversa com Mobile Time.

A abertura de conta é gratuita, mas por enquanto funciona apenas por convite. Quem quiser, pode se cadastrar no site da empresa e aguardar ser chamado, em uma fila de espera. “Não visamos quantidade, mas a qualidade das contas que estão dentro do banco”, justifica Castro. Paralelamente, a empresa está negociando acordos com entidades de classe de contabilistas para atrair esse profissional para o Qyon Bank. A expectativa é conseguir 4 mil deles usando a solução este ano. “Queremos ser a fintech dos contabilistas e dos micro e pequenos empresários”, diz o executivo.

Vale destacar que o Qyon Bank e o ERP da empresa utilizam inteligência artificial e um chatbot para aprimorar a experiência do usuário. Através de uma conversa com o assistente virtual, é possível realizar uma série de ações. Além disso, a interface é adaptada e personalizada para cada cliente, conforme seu histórico de uso.

História

A Qyon foi criada em meados de 2020 por Maurício Frizzarin, o mesmo empresário que fundou em 1990 a Folhamatic, que mais tarde seria vendida para a Sage por R$ 400 milhões. Ele trouxe para a Qyon diversos funcionários que haviam trabalhado na Folhamatic e investiu na compra de empresas para compor o portfólio inicial de produtos da Qyon. O Qyon Bank e seu bot com inteligência artificial são os primeiros produtos desenvolvidos internamente pela equipe da Qyon, composta no momento de aproximadamente 70 funcionários. A Qyon pretende investir R$ 100 milhões em mais aquisições e desenvolvimento de produtos ao longo de 2021.