mensageria

A cada dia, 175 milhões de pessoas conversam com empresas que possuem contas de WhatsApp Business no mundo. Um dos recursos disponibilizados pela plataforma para as empresas presentes nela é a criação de um catálogo de produtos. 8 milhões de catálogos já foram produzidos, sendo 1,75 milhão somente no Brasil. E 40 milhões de pessoas no mundo acessam catálogos de produtos no WhatsApp mensalmente, sendo 13 milhões no Brasil, informa o aplicativo de mensageria.

No Brasil, 5 milhões de empresas têm conta no WhatsApp Business. A maioria são micro, pequenas e médias empresas. Mas há também grandes marcas, que, neste caso, se conectam através da API do WhatsApp Business. Entre elas estão: Alelo, Banco do Brasil, Banco BMG, Banco Pan, Caixa Econômica, Globo, Ifood, Itaú, LATAM Airlines, Magazine Luiza, Natura/Avon, PicPay, Porto Seguro, Quinto Andar, Renner e Serasa.

De acordo com a mais recente pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil, 78% dos usuários brasileiros do WhatsApp já conversaram com marcas através do app. O diretor de mensageria de negócios do WhatsApp, Kyle Jenke, disse em entrevista coletiva nesta semana que seu principal competidor não é o Telegram ou o SMS/RCS, mas o telefone, pois serviços de mensagens respondem por apenas 5% do total de comunicações feitas entre pessoas e empresas.