A Azul Conecta, subsidiária da Azul no transporte aéreo regional, passará a utilizar óculos de realidade virtual no treinamento de novos pilotos e em cursos de reciclagem promovidos pela companhia.

Criado em parceria com a Plan XP, os óculos utilizam o sensor de movimento das mãos e exibem a cabine de comando das aeronaves do modelo Cessna Grand Caravan, que compõem a frota da Azul Conecta.

A ferramenta tem como principal objetivo aprimorar a fase teórica e preparar os pilotos para a etapa seguinte, já no simulador de voo. Em média, cada piloto precisa de 20 horas de treinamento em simulador do equipamento em que vai operar. A proposta é que, com a tecnologia de realidade virtual, o piloto em treinamento tenha a dimensão real dos movimentos necessários dentro da cabine para acessar comandos e controles, os deixando mais aptos ao treinamento no simulador.

Os óculos de realidade virtual contemplam 68 passos que devem ser realizados pelo profissional que estiver sendo capacitado. Ao final, um relatório será exibido com a quantidade de procedimentos realizados e também os que não foram completados, para que o piloto refaça o processo e treine novamente sob a supervisão do instrutor.