Anatel

Vinícius Caram, superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, em sua apresentação no UTCLA Summit 2022

Durante sua apresentação no UTCAL Summit 2022, nesta quarta-feira, 30, Vinícius Caram, superintendente de outorga e recursos à prestação da Anatel, mostrou alguns números de estações de Serviço Móvel Pessoal (SMP) do Rio de Janeiro. A capital conta com 4,78 mil estações rádio-base e o estado – incluindo a capital – com 9,78 mil. A partir do edital do 5G, o estado contará com 85 ERBs de cada operadora até julho deste ano. E, até 2025, cada operadora – ou seja, Claro, TIM e Vivo – deverá implantar 843 estações de SMP na capital, outras 1,012 mil em municípios com mais de 30 mil habitantes, e para cidades com menos de 30 mil habitantes no estado, 133 ERBs para 5G.

Outros números mostram que o Rio de Janeiro possui 28,5 milhões de contratos de telecomunicações em janeiro de 2022. São 20,3 milhões de acessos de telefonia móvel, cuja densidade é de 108,8 (acessos/100 habitantes). A título de comparação, em acesso de telefonia fixa, o estado fluminense possui 3 milhões, sendo 17,1 de densidade (acesso/100 habitantes).

Para apresentar um exemplo de que ainda existem áreas que precisam de conectividade, Caram pegou a região do Maracanã, zona norte do Rio, e que possui um adensamento significativo de estações ERBs, com duas ou três ERBs a cada 200 metros de todas as operadoras, e comparou com a região da Taquara, zona oeste da cidade, ainda vazia de ERBs. “300 metros até suporta a propagação da faixa 3,5 GHz, dando cobertura extensa, quando for fazer o projeto um para um de todas as operadoras – e que vai finalizar somente em 2026. Mas quando olho para a fábrica da Coca-Cola Andina, se puxo uma reta de 6 km, tenho duas estações rádio-base. Ou seja, nós temos um gap, sim, de cobertura nas áreas menos atrativas ou suburbanas”, afirmou. “Aqui, fico até com dó de quem se desloca para a fábrica da Coca-Cola porque é uma região de alto potencial econômico, mas sem uma infra anda adensada de telecomunicações”, concluiu o superintendente da Anatel.

Brasil

Caram também apresentou os números nacionais. Ao todo, são 340,1 milhões de contratos de serviços de telecomunicações em janeiro de 2022. Desses, 255,7 milhões são de acessos de telefonia móvel, uma densidade de 103,9 (acessos/100 habitantes).

Para o 5G, cada uma das operadoras Claro, TIM e Vivo, terá que instalar até julho 504 estações rádio-base no País. Sendo que elas detêm mais de 7 mil só nas capitais. “Está tranquilo. Foi tudo muito bem pensado dando o time to market para aquisição de produtos, teve o problema da pandemia, de forma racional”, completou.