Os brasileiros que se cadastraram para usar o serviço de streaming de música Spotify começaram a receber por email convites para se registrarem e experimentarem o produto antes do seu lançamento oficial no Brasil. O Spotify está oferecendo um período gratuito de 30 dias para degustação do seu serviço premium, depois será cobrada uma mensalidade de US$ 9,90 via cartão de crédito.

Quem baixar o app hoje, entretanto, ainda encontrará o serviço fechado, podendo apenas incluir seu email e aguardar para receber o convite. A mensagem que aparece diz o seguinte: "O Spotify está chegando ao Brasil. Envie seu email para ter acesso antes do lançamento oficial". Quem fez o cadastro há mais tempo é que está recebendo os convites.

O Spotify concorre com Rdio, Deezer e outros serviços de streaming ilimitado de músicas, com acesso multiplataforma (smartphone e PCs). Possui um portfólio amplo, com milhões de faixas, e permite que o usuário escolha a faixa que deseja ouvir, monte playlists, ou simplesmente escute rádios temáticas.

Análise

O mercado de música móvel está movimentado no Brasil. Rdio foi o primeiro a aportar por aqui, à época com uma parceria com a Oi, alguns anos atrás. Depois veio o Deezer, de maneira independente. Em seguida, a TIM lançou o TIMmusic em parceria com a norte-americana Muve e a Vivo fechou acordo similar com o Napster. Este ano, a Claro comprou a iMusica e a Rdio fechou parceria com a Band. Dos grandes players internacionais, falta apenas o Pandora se instalar aqui.

O Spotify chega um pouco tarde ao País, mas traz consigo uma marca renomada e muito apreciada no exterior, o que pode fazer diferença entre clientes premium. A falta de um acordo com uma operadora, contudo, dificultará sua popularização, que a princípio se limitará àqueles usuários com cartão de crédito.