A Apple registrou receita de US$ 58 bilhões no primeiro trimestre de 2019 (ou segundo trimestre fiscal, para a empresa), uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o lucro foi de US$ 11,56 bilhões, redução de 16% se comparado com os US$ 13,82 bilhões do mesmo período do ano passado. Os dados foram apresentados em uma conferência, pela Internet, nesta terça-feira, 30.

Os destaques são os números de iPads e iPhones: enquanto o primeiro apresentou um salto de 22% em receita ano após ano, o segundo registrou declínio de 15% na receita, mantendo a recente desaceleração nas vendas de aparelhos. Em números, as vendas de iPads foram de US$ 4,01 para US$ 4,9 bilhões em comparação com o mesmo período de 2018. Já os iPhones caíram de US$ 37,6 bilhões para US$ 31,1 bilhões.

Outro ponto forte das vendas da Apple foram os relógios inteligentes Apple Watch e dos air pods, os fones de ouvido sem fio da empresa. As vendas desses produtos geraram US$ 5,13 bilhões.

Já a receita de serviços – onde está incluído o Apple Music, por exemplo – gerou US$ 11,45 bilhões, aumento de 16% em comparação com o mesmo período no ano anterior.

2T19

Para o próximo trimestre, a Apple apresentou as seguintes projeções: receita entre US$ 52,5 bilhões e US$ 54,5 bilhões; margem bruta entre 37% e 38%; despesas operacionais entre US$ 8,7 bilhões e US$ 8,8 bilhões; outras receitas (despesas) de US$ 250 milhões; e taxa de imposto de aproximadamente 16,5%.