A startup colombiana Rappi receberá aporte de US$ 1 bilhão do SoftBank. Trata-se do primeiro investimento do grupo japonês depois de anunciada a criação de um fundo focado exclusivamente na América Latina, para a qual tem disponível, ao todo, US$ 5 bilhões. Cerca de um mês atrás, o CEO do fundo, Marcelo Claure, havia adiantado em entrevista para Mobile Time que dentro de poucas semanas aconteceria o anúncio do primeiro investimento, o que agora se confirma.

O dinheiro do SoftBank servirá para o Rappi se fortalecer nos sete mercados onde opera (Brasil, Colômbia, Chile, Uruguai, Peru, México e Argentina), se expandir para outros e oferecer novos serviços.

Com o aporte, o SoftBank se junta a outros investidores do Rappi, como DST Global, Delivery Hero, Sequoia Capital, Andreesen Horowitz e Y Combinator. E passará a ter um assento no conselho de administração do Rappi, sendo representado pelo executivo Jeffrey Housenbold.

Quando do anúncio do SoftBank, Mobile Time entrevistou diversos especialistas em venture capital e vários deles indicavam a startup colombiana como uma das favoritas a receber aporte do fundo japonês. O SoftBank procura exatamente startups no estágio em que se encontra o Rappi: empresas que já provaram o sucesso do seu modelo de negócios, mas precisam de capital para escalar rapidamente. Entre as startups brasileiras mencionadas pelos especialistas estão: iFood, GuiaBolso, Grow, MaxMilhas, Méliuz, Neon, Nubank e Quinto Andar.

Colômbia

O SoftBank anunciou nesta terça-feira, 30, um acordo com o governo colombiano para fomentar o ecossistema local de startups através de uma série de iniciativas. Uma delas consiste na criação de um fundo, gerido pelo Banco de Desenvolvimento Empresarial (Bancoldex) com apoio do SoftBank. Outra é a formação de um comitê interinstitucional para apontar startups a serem investidas por fundos de venture capital como o do SoftBank.