O Netflix adotou chatbots para divulgar sua nova série, chamada Dilema, cuja primeira temporada acaba de ser lançada no Brasil. Através de uma campanha de mídia em painéis no metrô de São Paulo e anúncios no Facebook, a companhia convida os espectadores a conversarem com quatro personagens da série. Cada um deles tem um número no WhatsApp.

Ao mandar mensagem de saudação para um dos números, é iniciada uma conversa com um bot que se passa pelo personagem. Este conta um pouco da sua história na trama, em um formato de conversa, o que lembra os aplicativos de chat stories que fazem sucesso nos EUA. O bate-papo inclui conteúdo multimídia, como fotos e vídeos. Ao fim, o usuário é convidado a clicar em um link para a página da série e também a conversar com os outros personagens através do WhatsApp.

Os números dos quatro personagens são: +55-11-93249-2729; +55-11-93244-0819; +55-11-94486-8269; +55-11-99784-5074.

Análise

Nos últimos anos, o Facebook Messenger foi o principal canal para bots de marketing e de conteúdo. A campanha do Netflix talvez marque o começo de uma nova onda de bots com essa finalidade, agora dentro do WhatsApp. Cabe lembrar, porém, que o modelo de negócios do WhatsApp não cobra da marca durante uma sessão de 24 horas quando a conversa é iniciada pelo usuário final. No caso dessa campanha do Netflix, o usuário é estimulado a fazer o primeiro contato, o que também funciona como um opt-in. Para divulgar esse tipo de ação é preciso usar outros meios que não o WhatsApp, como anúncios no Facebook ou mídia out of home.