A Matrix Go, desenvolvedora de bots especializada no setor de provedores de Internet, construiu uma plataforma para a criação de agentes de inteligência artificial. Eles conseguem conversar por texto ou áudio, inclusive durante chamadas de voz para o call center, e atuam em suporte técnico e vendas. A plataforma está em testes com seis empresas que já são clientes da Matrix Go.
Um dos diferenciais da empresa é contar com um núcleo de pesquisa e desenvolvimento especializado em comportamento humano. São 18 profissionais de diferentes formações, que aplicam conceitos de psicologia no desenvolvimento dos produtos da Matrix Go, incluindo a nova plataforma de agentes de IA.
A companhia se encarrega da integração da plataforma com os sistemas do cliente. Este precisa apenas definir a personalidade do agente, dentre 16 arquétipos pré-configurados, e suas regras de negócios. É possível construir um assistente mais racional ou mais emocional, e escolher a sua “profissão”.
“É como se fosse um atendente humano acolhedor”, garante Nicola Sanchez, CEO da Matrix Go, em conversa com Mobile Time. “Fala-se muito de IA, mas se esquece que a base de construção dos agentes são os mecanismos do pensamento humano. Nossos agentes conseguem perceber durante o atendimento emoções básicas pelo tom de conversa, como raiva, e podem se adaptar para tomar contramedidas”, relata.
Com memória do histórico de cada conversa, o agente de IA consegue retomar o assunto a qualquer momento que o consumidor quiser, em qualquer canal – ao contrário de atendentes humanos, que são constantemente trocados e precisam retomar conversas que foram iniciadas por outros.
A solução usa vários LLMs diferentes. E o modelo de negócios será o de cobrança por conversa. A plataforma de agentes foi construída separadamente da atual.
Matrix Go em números
A Matrix Go tem hoje 1 mil empresas em sua carteira de clientes cujos assistentes virtuais somam 8 milhões de conversas por mês. Até o final do ano, ela espera dobrar esses números, chegando a 2 mil clientes e 16 milhões de conversas mensais. Sanchez acredita que todos os seus clientes vão migrar para a nova plataforma de agentes de IA este ano.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA