A Ford do Reino Unido associou-se à operadora Vodafone para implantar uma rede privada 5G em suas fábricas de veículos elétricos em Essex. Em comunicado à imprensa, a operadora informou que usará o 5G para ajudar a Ford a superar problemas de conectividade sem fio em um ambiente industrial e promete “reduzir atrasos, expandir a largura de banda, melhorar a segurança e a confiabilidade e reduzir o tempo de implantação.” O projeto faz parte de um investimento de 65 milhões de libras (US$ 80,87 milhões de dólares) do governo britânico para apoiar nove consórcios com o intuito de explorar o potencial da tecnologia. Para este projeto, o governo deve contribuir com 2 milhões de libras.

A Ford explicou que usará a conectividade nas máquinas de solda usadas na fabricação de veículos elétricos, uma vez que podem ser gerados cerca de meio milhão de dados por minuto para um único veículo.

A rede 5G privada nas instalações da Ford substituirá as redes Wi-Fi mais antigas e ajudará a acelerar a produção de componentes para veículos elétricos.

Caso semelhante

No início desta semana, a Toyota anunciou a Nokia como parceira para a instalação de uma rede sem fio privada 5G de nível industrial em seu centro de design de fabricação em Fukuoka, Japão.

“As redes privadas móveis 5G (MPN, na sigla em inglês) atuam como um trampolim para as organizações, permitindo que elas repensem a maneira como fazem negócios. Nesse caso, a tecnologia MPN torna possível a fábrica do futuro. Ela permite que as máquinas e o poder da computação se coordenem em tempo real, melhorando a precisão, a eficiência e a segurança”, comentou Vinod Kumar, CEO da Vodafone Business.