A XP, o Google e a Garmin anunciaram compras de empresas nesta terça-feira, 30. Nos três casos, os valores das transações não foram confirmados pelas companhias.

XP

A instituição financeira confirmou a aquisição da startup Antecipa. Fundada em 2015, a ideia da fintech é antecipar o crédito recebível de uma empresa para um fornecedor, sem a necessidade de um banco intermediário, e com o spread bancário sendo absorvido pelo vendedor ou pelo comprador do recebível. Com a compra, a Antecipa seguirá independente com os sócios Camilo Telles e Michel Borges no comando do negócio, mas o produto financeiro entra na XP como alternativa de financiamento em seu rol de produtos.

Google

Por sua vez, o Google comprou a North, uma empresa que atua com interfaces de humano com computador (vide Myo, um dispositivo neuro muscular que entende os estímulos do usuário) e óculos inteligente. Os fundadores da North, Stephen Lake, Matthew Bailey e Aaron Grant, disseram em nota que suspenderam as vendas do Focals 1.0 e cancelaram o lançamento do Focals 2.0, os óculos inteligentes da startup que enviam imagens direto para a retina. E Rick Osterloh, vice-presidente sênior de dispositivos e serviços do Google, disse que a nova empresa ajudará os esforços do Google em hardware computacional e o seu time e serão integrados ao time do Google no Canadá.

Garmin

A Garmin adquiriu a Firstbeat Analytics, uma companhia que usa dados de batimento cardíaco captados por dispositivos com modelos avançados de cálculo para informar métricas de estresse, sono, carga de treino físico, efeito do treino, taxa de respiração, calorias queimadas, entre outros. Ou seja, dados que podem ser usados para melhorar o treino de um usuário de wearable. Com sede na Finlândia, a healthtech era um negócio da Firstbeat Technologies, que seguirá operando em outras frentes (esporte profissional e bem-estar). Embora incorporada à Garmin, Firstbeat Analytics seguirá com operação na Finlândia.