TikTok

Um dos membros da Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês), enviou cartas para Google e Apple pedindo a retirada do TikTok (Android, iOS) de suas lojas de aplicativos. Brendan Carr informou em seu Twitter estar preocupado que o app de propriedade da chinesa ByteDance, possa fornecer ao Partido Comunista Chinês (PCCh) acesso a dados dos americanos.

“O TikTok não é o que parece ser na superfície. Não é apenas um aplicativo para compartilhar vídeos engraçados ou memes. Essa é a roupa de ovelha”, disse Carr em sua carta. “Em sua essência, o TikTok funciona como uma ferramenta de vigilância sofisticada que coleta grandes quantidades de dados pessoais e confidenciais.”

E, no Twitter, o comissário do FCC escreveu: “Ele (TikTok) está extraindo dados biométricos, reconhecimento facial, impressão de voz, histórico de navegação, padrões de como as pessoas pressionam nas teclas, informações de localização. O que sabemos é que, se o PCCh obtiver todos esses dados, eles terão todos os tipos de objetivos que podem alcançar”.

A carta exige que as empresas forneçam declarações até o dia 8 de julho a ele caso não removam o TikTok de suas lojas de aplicativos.

Em um comunicado à CNBC, um porta-voz da rede social disse: “Como muitas empresas globais, o TikTok possui equipes de engenharia em todo o mundo. Empregamos controles de acesso como criptografia e monitoramento de segurança para proteger os dados do usuário, e o processo de aprovação de acesso é supervisionado por nossa equipe de segurança sediada nos EUA. O TikTok tem mantido consistentemente que nossos engenheiros em locais fora dos EUA, incluindo a China, podem ter acesso aos dados de usuários dos EUA conforme necessário sob esses controles rígidos.”