A Distimo, empresa especializada no monitoramento de apps móveis, reformulou seu site e passou a disponibilizar de graça um portal com métricas atualizadas sobre o desempenho em downloads e em receita de qualquer aplicativo, por país e por app store. Os dados são acessíveis através da homepage da empresa.

São permitidas duas formas de pesquisa: por aplicativo ou por ranking. No primeiro caso, o usuário digita o título do app ou do seu publisher e tem acesso a gráficos que mostram a evolução em downloads e em receita in-app nas últimas duas semanas, além de informações gerais do app (descrição, data de publicação, ícone etc). É possível, segmentar por país e por loja de aplicativos. A lista de lojas é bem diversa: Amazon App Store, Apple App Store, Google Play, Blackberry World, Nokia Ovi Store, Samsung Apps, Windows Store e Windows Phone Store. Os gráficos dão uma ideia se a tendência é de crescimento ou de queda, pois não são fornecidos os valores absolutos. Para tê-los, é necessário contratar o serviço de AppIQ oferecido pela Distimo.

A pesquisa de rankings, por sua vez, é bastante detalhista. Pode-se segmentar por loja, aparelho (iPhone ou iPad, no caso da Apple App Store; e WP7 ou WP8, no caso da Windows Store), intervalo de tempo, categoria de app, tipo de app (pago ou gratuito) e país.

No Brasil, na última segunda-feira, 29, por exemplo, chama a atenção no ranking de apps gratuitos da Google Play a presença de dois novos aplicativos de bate-papo que vêm fazendo bastante propaganda na TV: o WeChat, na quarta posição, e o Line, na sexta. Na App Store, eles aparecem  em segundo e em sexto lugares, respectivamente, em um claro sinal de que propaganda de massa na TV funciona para conteúdo móvel.