A Sony continua apostando em smartphones à prova d’água como diferencial. É o caso do Sony Xperia M4 Aqua Dual SIM, um dos últimos produtos da companhia japonesa lançado no Brasil, mas apenas a proteção não é suficiente para atender um usuário comum.

Como um dispositivo de meio termo entre o carro-chefe e os celulares de entrada da empresa, o M4 Aqua apresenta um design singular e material bem utilizado, como as bordas arredondadas e reforçadas. Algo similar a outros modelos da companhia, como o Xperia Z3 e Xperia Z3 Compact.

Sua câmera traseira de 13 megapixels é uma das melhores do mercado nesta classificação. Funciona muito bem em diversas situações como baixa luminosidade, excesso de luz e velocidade de objetos. Ela é ideal para o usuário que tira muitas fotos e precisa de correção para evitar fotos tremidas.

A câmera de selfie com 5 megapixels é razoável, mas não faz maravilhas, pois falta um flash embutido. Com duas caixas frontais, sua qualidade de áudio é ótima e representa fielmente os trabalhos da Sony desde os tempos do primeiro Walkman, décadas atrás.

A tela de 5 polegadas é ótima para consumo de games e vídeos na internet, mas não é Full HD, sua resolução é HD (1280×720 pixels). Rivais na mesma faixa de preço como LG Nexus 5, Samsung Galaxy A5, Samsung Galaxy S4 chegam a 1920×1080 pixels de resolução.

Resumo

Com valor inicial de R$ 1.499, é possível encontrá-lo a partir de R$ 1.209,99 em lojas na Internet, porém, se comparado a outros smartphones do gênero pode não valer a pena comprá-lo – vide os novos Moto G ou Moto X. Se o áudio, vídeo e câmeras são bons, a parte interna deixa a desejar.

Ao rodar apps pesados, vídeos ou jogos simples, o processador de 1.5 GHz octa-core smartphone começa a aquecer. Outro problema do celular é a bateria, embora tenha prometido dois dias de uso, ele só funciona nesta modalidade em stand by. Quando o uso é misto (acesso àInternet e stand by, por exemplo), o dispositivo consome a carga como um dispositivo normal e dura em média um dia.

Esse smartphone é indicado para o usuário que busca por um dispositivo bonito, leve (136 gramas) e fino (7,3 mm), mas não deve utilizar para instalar jogos ou consumo de vídeos longos por streaming. Mesmo a resistência à água de 30 minutos submerso em 1 metro e meio é interessante, mas não é muito utilizada no dia a dia.