A startup de compartilhamento de carros elétricos beepbeep (Android, iOS) chega às ruas de São Paulo a partir desta quarta-feira, 31. Num primeiro momento, a empresa disponibilizará o Renault Zoe nas regiões oeste e sul da cidade. Eles ficam em estações localizadas em estabelecimentos comerciais, como unidades dos supermercados St. Marche, no Shopping Market Place, no Hotel Tívoli Mofarrej, além dos estacionamentos da rede Netpark e em condomínios corporativos administrados pela JL. Nesta terça, 30, foi realizado um test drive para convidados e imprensa no Shopping Market Place.

A lógica é a mesma dos outros meios de transporte compartilhados: tudo é feito pelo aplicativo (ainda não disponível para usuários iOS). O usuário baixa o app em seu celular, tira uma selfie, uma foto de sua CNH e insere o número do cartão de crédito. Nesse momento, o aplicativo verifica os dados do usuário e, em minutos, dá o aval (ou não, caso tenha alguma pendência com seu documento) para ele continuar a usar a ferramenta. Para encontrar uma estação próxima à sua localização, basta procurar no mapa. É preciso reservar um dos veículos e chegar em até 30 minutos na estação. Ao se aproximar do carro, mantenha pressionado o botão “desbloquear” que a porta se abre. E, para ligar o carro, pise no freio e aperte o botão “start/stop”. A devolução do beepbeep pode ser em qualquer uma das estações. Para encerrar a corrida, desligue o carro, feche vidros e portas e puxe o freio de mão antes de apertar o botão “start/stop”.

Os preços variam, mas os planos oferecidos são por tempo de locação. Na modalidade Livre, o minuto custa R$ 0,60. Se o usuário quiser usar a partir de 6h, o minuto vai a R$ 0,40; a partir de 12h, R$ 0,30/min.; a partir de 24h, R$ 0,20/min; e a partir de 48h, R$ 0,18/min. Em todos os planos há uma taxa inicial fixa de R$ 4,90.

No momento, a beepbeep possui 10 carros ao todo. Mas a ideia é que, em 60 dias, a frota dobre de tamanho e, até o término do primeiro ano de suas atividades, ou seja, julho de 2020, a startup espera estar com 100 carros disponíveis em São Paulo. Para o segundo ano, a meta é estar com 300 carros espalhados por outros estados.