A Samsung registrou um declínio na receita de 6% no segundo trimestre de 2020 na comparação com o mesmo período do ano passado. A queda foi puxada principalmente pela redução nas vendas de smartphones, o que fez com que a empresa perdesse a liderança neste mercado para a Huawei, e de “outros dispositivos”, segundo a companhia. Porém, a Samsung registrou aumento de 23% em seu lucro operacional na comparação com o mesmo período de 2019. O crescimento se deve principalmente às vendas de chips de memória e eletrodomésticos.

Mobile

A divisão de TI e Comunicações Móveis registrou 20,75 trilhões de wons (o equivalente a US$ 17,37 bilhões) em receita consolidada e 1,95 trilhão de wons (US$ 1,63 bilhão) em lucro operacional no segundo trimestre. De acordo com o site de estatísticas Canalys, a Samsung embarcou para o varejo 53,7 milhões de smartphones, uma queda de 30% ano a ano.

A sul-coreana atribui o mal desempenho aos lockdowns por conta da crise do novo coronavírus em regiões estratégicas para a empresa, como América do Norte e Europa. Com o fechamento das lojas físicas, a demanda geral do mercado diminuiu e o envio e a receita de smartphones da companhia caíram em relação ao trimestre anterior. No entanto, a Samsung optou por reduzir as despesas em marketing e promoções offline para melhorar o resultado final.

A empresa acredita que deverá ter melhores resultados no próximo trimestre, com a apresentação de novos lançamentos.