A Samsung perdeu a liderança no mercado de smartphones no segundo trimestre de 2020 para a Huawei, pelo menos no envio de unidades para o varejo, o chamado “sell-in”. Há nove anos que a liderança se alternava entre a sul-coreana e a Apple. A Huawei enviou 55,8 milhões de dispositivos entre abril e junho, uma queda de 5% em relação ao mesmo período no ano anterior. E a Samsung, segunda colocada, vendeu 53,7 milhões de smartphones, um declínio de 30% em relação ao segundo trimestre de 2019. Os dados são do relatório da Canalys, que atribui a virada à crise do novo coronavírus.

A Huawei cresceu em seu mercado interno, com um aumento de 8% nas remessas de seus handsets e, atualmente, mais de 70% de seus smartphones são vendidos na China. Por outro lado, a Huawei sentiu uma queda de 27% das vendas ao varejo no mercado externo no segundo trimestre.

Na Europa, uma região importante para a Huawei, a participação da empresa caiu acentuadamente para 16% no segundo trimestre, contra 22% no mesmo período de 2019, segundo a Counterpoint Research. A empresa ainda sofre com as restrições impostas pelos Estados Unidos, mas, por outro lado, a China aparentemente não foi tão afetada pela Covid-19 e suas fábricas voltaram à ativa, assim como o desenvolvimento econômico.

No caso da Samsung, a empresa não tem presença significativa na China, tendo apenas 1% de market share, e seus principais mercados externos – Brasil, Índia, Estados Unidos e Europa – foram duramente afetados pela pandemia e por mais tempo.

Para o analista da Canalys Mo Jia, era muito importante para a Huawei assumir a liderança nas vendas de smartphones no mundo. Porém, o analista estima que será difícil manter o posto no longo prazo. Seus principais parceiros de canal em regiões-chave, como a Europa, estão cada vez mais preocupados com a variedade de dispositivos Huawei, adotando menos modelos e levando novas marcas para reduzir riscos. Só a força na China não será suficiente para sustentar a Huawei no topo quando a economia global começar a se recuperar.

Outro motivo para os celulares da Huawei terem pouca penetração no mercado fora da China é o fato de estarem impedidos de embarcar em seus smartphones os serviços do Google, por conta das restrições norte-americanas.

Apesar de um balanço financeiro fraco, a Samsung disse que espera um resultado melhor nas vendas no próximo trimestre devido a novos lançamentos de celulares.