O presidente da Anatel, Leonardo Euler, afirmou nesta sexta-feira, 30, que a agência se antecipou à deliberação do TCU e já está fazendo alguns ajustes no edital do 5G. “Temos feito, de maneira paralela, modificações no edital. Algumas operacionais, de prazos, outras de compromissos. São questões pontuais, mas importantes: por exemplo, o prazo para empresas estrangeiras apresentarem documentação, o local onde o leilão será realizado, entre outros”, disse Euler, em live organizada pelo portal TeleSíntese.

Segundo o presidente, a equipe técnica da agência aguarda as recomendações e decisões do TCU, mas não acredita que as mudanças serão muito significativas a ponto de ser necessária uma nova consulta pública. Portanto, a expectativa de Euler é de que o leilão seja realizado entre final de setembro e início de outubro, no máximo.

A data para o julgamento do edital de 5G já foi agendado pelo TCU: 18/08. Após este prazo, o texto segue para a Anatel, que vai submeter ao conselho diretor, e publicar, por fim, a realização do leilão.

Vai vender tudo?

O leilão do 5G terá a maior oferta de espectro da história da Anatel: a licitação das radiofrequências nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Existem dúvidas no mercado se a agência conseguirá vender todas estas frequências. Euler está otimista com a venda, mas pontuou: “Tenho percebido bastante interesse de diversos atores. Entretanto, é uma quantidade expressiva de espectro. E o 5G depende de fibras, antenas e espectro. No que tange o 3,5 GHz, teremos rodadas seguintes, caso esses lotes não sejam arrematados”.