Sete em cada dez brasileiros com cartões Visa realizam pagamentos por aproximação. O volume de transações com essa modalidade teve um incremento de cerca de 40% entre março de 2024 e março deste ano.

A Visa também identificou um aumento no tíquete médio das transações via NFC de 6% em março de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano passado.

A adoção dos pagamentos por aproximação é mais forte nos grandes centros urbanos. E, entre as capitais, São Paulo é a cidade que concentra 10% do total de transações via NFC e responde por 40% das movimentações entre as dez cidades com maior volume. Na segunda posição está Rio de Janeiro, seguida por Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. Juntas, as quatro cidades somam 14% do top 10.

Visa: onde são feitos os pagamentos via NFC

O pagamento via NFC é muito usado nos modais de transporte, como ônibus, metrôs, trens, estacionamentos e pedágios.

De acordo com as análises processadas pela Visa em março de 2025, os supermercados respondem por 20% do total de transações por aproximação, seguido por postos de gasolina (8%), fast food (7%) e farmácia (5%).

Varejistas como papelarias, lojas de presentes, pet shops, entretenimento e itens automotivos representam 31%. Esses segmentos somam cerca de 80% do total das transações por aproximação de março.

Vale lembrar que a tecnologia NFC entrou nos cartões da Visa em 2008.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!