Os lançamentos de dispositivos móveis de fabricantes como HTC, Huawei, Nokia e Samsung não serão suficientes para impulsionar o sistema operacional Windows Phone 8 às primeiras posições nos mercados de smartphone e tablets este ano, segundo a opinião do especialista Ronan Renesse, da consultoria americana Analysys Mason.

De acordo com a avaliação, a Microsoft precisaria quadruplicar suas vendas trimestrais de Windows Phone para obter um impacto significativo no mercado de smartphones até o fim do ano. Um dos entraves a isso seria a falta de parcerias exclusivas com fabricantes: a Samsung, por exemplo, que comercializará o modelo ATIV S com Windows Phone 8, também tem no mercado o Android Galaxy SIII, o qual compete e tira mercado do modelo da Microsoft.

Segundo a avaliação de Renesse, a Microsoft teria melhores chances de sucesso no mercado de tablets, com o Surface, uma vez que a fraca presença de dispositivos Android criaria um mercado mais permissivo à entrada de um terceiro grande player. Haveria espaço para crescimento especialmente nos segmentos de entrada e mid-end do mercado de tablets, que ainda não teriam sido plenamente ocupados.