A base de usuários do Windows Phone nos Estados Unidos deve ultrapassar aquela dos dispositivos BlackBerry nos próximos meses, segundo estimativa do site americano WM Power User. A transição deve se dar em novembro, com o sistema operacional móvel da Microsoft passando a ocupar o terceiro posto, atrás de Android (Google) e iOS (Apple).

Segundo o site, o fato se deve, primeiramente, à má performance recente em vendas de aparelhos da fabricante canadense RIM, que vem levando até mesmo a boatos sobre uma possível separação da empresa em duas. Ao início deste ano, o BlackBerry tinha 6% de participação na base instalada norte-americana, enquanto o Windows Phone ostentava apenas 1%. Além disso, tanto a Nokia quanto a Samsung devem lançar, ainda este ano, novos smartphones equipados com sistema Windows Phone, enquanto o BlackBerry 10, novo OS da RIM, teve seu lançamento adiado para 2013.

Mesmo com a mudança, a base instalada do Windows Phone nos EUA permaneceria ainda muito incipiente, com o OS equipando menos de 2% do total de smartphones do país.