Nubank Spin Pay

David Vélez, CEO e cofundador do Nubank (à esq.); Alan Chusid, CEO e cofundador do Spin Pay. Foto: divulgação

O Nubank (Android, iOS) anunciou a compra da Spin Pay nesta segunda-feira, 30. Ao Mobile Time, a companhia informou que a fintech adquirida seguirá com operação paralela, como uma subsidiária do banco.

A estratégia por trás da aquisição é ampliar a oferta de serviços de pagamentos eletrônicos para o e-commerce para comerciantes e consumidores, em especial via Pix, uma vez que a plataforma permite efetuar compras one-click ou com escaneamento de QR Code na tela por meio do arranjo de pagamento instantâneo. No ano passado, a Spin Pay se adiantou ao open banking e viabilizou a compra direto no Banco do Brasil dentro do site da Whirlpool, atuando como um iniciador de pagamento.

Outro ponto é que um dos fundadores da Spin Pay é Alan Chusid. Antes de fundar a fintech de pagamentos, Chusid ajudou a criar um rival do Nubank, o Neon Pagamentos.

Ao todo, o banco roxo adquiriu a Spin Pay e outras três empresas nos últimos 12 meses. As outras três são Easynvest – que virou NuInvest (Android, iOS), Juntos e Cognitec. Além disso, o Nubank investiu recentemente em uma fintech indiana, a Jupiter.

Rumores do mercado financeiro apontam que este movimento é uma prévia do IPO do banco digital, similar ao feito por Zenvia: as aquisições conferem mais robustez antes da abertura de mercado.

A conclusão do negócio deve acontecer nas próximas semanas, segundo o banco. Os valores não foram informados.