Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A carteira digital Samsung Pay (Android) é a plataforma digital de serviços financeiros mais consumida do Brasil. Os usuários do País passam 3,4 bilhões de minutos por mês no app, segundo levantamento da comScore, divulgado nesta segunda-feira, 13, com base em dados coletados em novembro de 2022.

O Nubank (2,1 bilhões), Itaú (1,8 bilhão), Caixa (1,6 bilhão), Santander (1,1 bilhão), Banco do Brasil (994 milhões) são os outros players de serviços financeiros cujas plataformas são aquelas com as quais os brasileiros mais se conectam mensalmente.

Serviços financeiros pertencem à oitava categoria de plataformas mais consumidas no Brasil, totalizando 18 bilhões de minutos por mês, entre os 10 players de maior destaque. Em comparação, os brasileiros passam 349,6 bilhões de minutos por mês em plataformas de mídias sociais, seja em apps ou na web, sendo a categoria de plataforma digital na qual passam mais tempo.

Homens (49,1%) e mulheres (50,9%) acessam plataformas de serviços financeiros quase igualmente. Em ambos os gêneros, a faixa etária de pessoas com mais de 45 anos destaca-se como a que mais consome essas plataformas. Por outro lado, o perfil é outro no que diz respeito às plataformas de investimentos. 66,1% dos seus visitantes únicos são homens, enquanto apenas 33,9% são mulheres.

As plataformas de investimento com maior número de visitantes únicos no Brasil são: Rico (2,3 milhões); Easynvest (2,1 milhões), que pertence ao Nubank; XP (1,5 milhão); IQ Option (1,1 milhão); Olymptrade (906 mil). Todas elas possuem aplicativos móveis, mas os estudos não detalham a quantidade de acessos feitos por dispositivos móveis e pela web.

98,9% daqueles que usam plataformas de serviços financeiros também consomem plataformas da Meta, como Facebook (Android, iOS), Instagram (Android, iOS) e WhatsApp (Android, iOS). Na sequência, YouTube (98,4%), TikTok (51,1%), Google Messages (42%), Kwai (36,2%), Twitter (35,2%) e Telegram (28,9%) são algumas das plataformas de mídias sociais com maior audiência compartilhada entre os consumidores de plataformas financeiras.