A torre de babel de sistemas operacionais móveis sempre foi uma dor de cabeça para desenvolvedores, pois a criação de versões de um aplicativo para centenas de modelos de telefones celulares sai caro e toma tempo. Agora, especialmente com a popularização do padrão HTML5, lido em celulares Android, Blackberry e no iPhone, começam a surgir iniciativas ao redor do mundo de plataformas que facilitam a criação de aplicativos compatíveis com variados sistemas operacionais. No Brasil, pelo menos duas empresas criaram soluções com essa finalidade: a paulista Mowa (veja matéria relacionada abaixo) e a baiana Softwell Solutions.

A plataforma da Softwell demandou investimento de R$ 1,2 milhão, metade disso financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa na Bahia (Fapesb). Batizada de "Maker Mobile", a solução foi construída sobre a plataforma "Maker", da própria Softwell, e permite o desenvolvimento de apps móveis através de uma interface totalmente visual. A plataforma é voltada para a criação de apps corporativos, integrados aos sistemas das empresas usuárias. A Softwell cobra pelo uso da plataforma como se fosse um serviço.A "Maker Mobile" utiliza HTML5 e CSS3 para desenvolver apps compatíveis com iOS, Android e Blackberry. Em breve o sistema operacional Windows Mobile será acrescentado à lista.

O alvo da Softwell não se limita a empresas brasileiras. A companhia possui uma unidade na Europa para cuidar de negócios com o mercado ibérico e apresentará o "Maker Mobile" no mês que vem em um evento em Portugal.