A Microsoft lançou esta semana a versão beta do Windows Phone App Studio, uma ferramenta online gratuita para a criação rápida de aplicativos para o seu sistema operacional móvel. O Windows Phone App Studio pode ser usado por pessoas sem qualquer conhecimento de programação. A criação de um novo aplicativo é feita em questão de minutos. Há uma diferença importante, contudo, em relação a ferramentas similares para outras plataformas: a Microsoft oferece de graça o código gerado, de forma que o desenvolvedor pode aprimorar o seu app posteriormente, com ferramentas mais profissionais, se desejar.

Um ponto bacana é a possibilidade de construir um "live tile" para o seu app, uma característica única do Windows Phone. Todo app gerado pelo App Studio pode ser publicado na loja da Microsoft para download por terceiros. Ou pode ser distribuído entre amigos, através de um QR code personalizado.

Análise

A iniciativa da Microsoft faz parte da estratégia da empresa de atrair conteúdo para a sua plataforma móvel, principal desvantagem hoje em comparação ao Android e ao iOS. A empresa aproveitou uma ideia que já existia para os demais sistemas operacionais e a adaptou ao seu.